Ricardo Coutinho não pensa em eleições e diz que voltará a trabalhar na UFPB » Polícia prende suspeita de furtar R$ 600 mil em jóias » Bolsonaro chama de ‘analfabeto’ quem critica seu plano de governo » Justiça determina cumprimento de horários e aumento de frota de ônibus da Capital » Comitê da ONU pede que Lula participe de eleição » Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado » Identificado pterossauro raro que viveu há 200 milhões de anos »


‘Sabadinho Bom’ terá o pianista Fábio Torres e sambas inéditos de Totonho

O pianista Fábio Torres sobe ao palco do ‘Sabadinho Bom’ deste final de semana. O evento também vai receber Totonho e Os Cabras, com o seu “Samba Que Cartola Não Quis Fazer”, título do show que inclui convidados ilustres do atual cenário musical paraibano. A programação começa a partir das 12h e segue até às 17h de sábado (18) na Praça Rio Branco, no Centro. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Nesse sábado, Fábio Torres abre a programação com músicas nacionalmente conhecidas e de sua autoria. Os músicos que acompanharão o pianista serão Danilo Cezar (bateria) e Zé Carlos (guitarra).

Fábio Torres tem 20 anos de carreira como pianista, tecladista e cantor. Iniciou seu trabalho se apresentando em bares e restaurantes da cidade. Fez também uma breve passagem pelas bandas de baile Tentáculus e Mistura Fina. Já tocou com artistas conhecidos como Waltinho do Acordeom, Paulo Ró, Pinto do Acordeom , Rosildo Oliveira e Beto Preah.

O primeiro álbum gravado por Fábio Torres foi intitulado “+ Bossa + Jazz”. O estilo e gênero do trabalho estão ligados às suas influências, que incluem também o samba e o chorinho. Além de intérprete, o artista é compositor de música instrumental e de temas. Atualmente, ele está se preparando para gravar seu segundo disco, cujo título ainda não foi divulgado.

“O samba que Cartola não quis fazer” – o show que Totonho e Os Cabras leva à Praça Rio Branco é uma mostra de sambas autorais e arranjos mais ousados, expondo uma faceta ainda não conhecida do grupo. Algumas das músicas já foram gravadas por outros nomes da MPB como Fino Coletivo, Seu Jorge e o Mestre Ivan Milanes, do Império Serrano. Outras estarão no novo repertório de Zeca Pagodinho e Elza Soares, que será lançado em breve no mercado.

Como o próprio Totonho explica, o nome do show faz referência e dá reconhecimento a um dos maiores compositores brasileiros. “Considero Cartola um dos maiores compositores de samba. Por isso fiz esse trocadilho”, diz o músico, que já está em clima de despedida das terras pessoenses, pois voltará a residir no Rio de Janeiro.

No repertório, há sambas inéditos de Totonho, muitos compostos com grandes parceiros na cidade do Rio como Marquinhos de Oswaldo Cruz e Walmir Farofa. “Mas grande parte fiz em João Pessoa, nos últimos meses. Compus sambas diferenciados da pegada carioca. Para mim é mais do que uma amostra de sambas inéditos, com formatos mais próximos da sonoridade nordestina. É uma espécie de musicas de celebração”, explicou.

Ainda no repertório estão pérolas de dona Ivone Lara, Benito de Paula, Noca da Portela, entre outros artistas. O show de Totonho e os Cabras terá formato de festa, pois contará ainda com convidados de bandas ascendentes na cultura paraibana como Sonora Sambra Groove, Nectar do Groove e o Dj Guirraiz, além de integrantes do Pura Raiz.

Ação da Saúde no evento – o samba e o choro do ‘Sabadinho Bom’ também serão a trilha sonora para uma das ações da Secretaria de Saúde (SMS). Como neste sábado comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Prefeitura chamará a atenção da população com distribuição de panfletos, apresentação de esquete teatral e um momento de reflexão sobre a importância do tema.

O objetivo da luta é reivindicar vida digna para aquelas pessoas com sofrimento psíquico. A ideia é que elas sejam livres e independentes, tendo seus direitos de cidadãos assegurados. Para isso, a campanha ressalta a necessidade de serviços de saúde mental que ofereçam um tratamento pautado no respeito e na possibilidade de atuação no espaço social.

Última atualização (Ter, 21 de Maio de 2013 10:50)

 

Adicionar comentário

É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.


Código de segurança
Atualizar

Soluções em Informática!