Legalização da maconha representa desafios à saúde e à segurança no Canadá » Venezuela denuncia bloqueio de importações de bens básicos pelos EUA » Jornalista saudita foi morto na presença de cônsul-geral, diz mídia turca » Shoppings Centers de João Pessoa poderão ser proibidos de cobrar taxa de estacionamento » Astrônomos descobrem planetas anômalos com comportamentos inexplicáveis » SUS vai oferecer novo medicamento contra hepatite C » Dólar cai abaixo de R$ 3,70 com otimismo ampliado após pesquisa Ibope »


Pesquisa aponta desempenho fraco de Ricardo Coutinho no Facebook

Conforme o levantamento, realizado de 01 de janeiro a 02 de fevereiro deste ano a empresa AtivaWeb Group, especialista em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades nas redes sociais, do multimídia Alek Maracajá, realizou novo levantamento para aferir o desempenho, na rede social Facebook, dos nove governadores da região Nordeste.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), com 358.038 fãs, é o que tem o maior número de seguidores, mas Rui Costa (PT), governador da Bahia, e Camilo Santana (PT), do Ceará, são os mais influentes na rede social.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), com 220.737 seguidores é apenas o sexto do ranking. No quesito interação das postagens publicadas, Ricardo Coutinho é o terceiro pior, na frente apenas de Robinson Faria (PSD), governador do Rio Grande do Norte, e Jackson Barreto (PMDB), de Sergipe.

No período da pesquisa, Ricardo também foi terceiro pior em termos de crescimento, obtendo apenas 188 novos seguidores. Robinson Farias ganhou 113 e Wellington Dias (PT), governador do Piauí, perdeu 308. O governador paraibano ainda foi o pior em número de postagens com apenas 16 posts.

Já o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), apesar de ser apenas o sétimo em número de seguidores (168.880), é o terceiro melhor no campo das reações (111.904) e compartilhamentos (17.807), atrás apenas de Rui Costa e Camilo Santana.

O multimídia Alek Maracajá analisa que os governadores que têm um maior engajamento com o seu público são os que têm uma assessoria mais presente no digital com os seguidores, trabalhando com respostas, vídeos ao vivo. “Os que estão na frente têm trabalho profissional do digital do gestor. Essa análise não é do perfil do governo de cada Estado e sim do gestor, e muitas vezes os assessores esquecem de fazer esse trabalho do gestor”, explicou.

Em 2017, a AtivaWeb Group trabalhou na campanha de Governo do Estado do Amazonas e em grupos de comunicação de todo Brasil. Nas eleições suplementares do Amazonas, tanto no primeiro, quanto no segundo turno, a empresa obteve grande notoriedade pela precisão e acerto dos seus dados.

Alek Maracajá desde março de 2017 faz parte de um grupo de inteligência de dados formado por analistas políticos, empresariais, antropólogos, jornalistas e engenheiro de dados digitais. Segundo ele, o grupo tem o intuito de fazer uma varredura em todo Brasil de nomes de gestores e analisar números de aceitação e reprovação.

Com informações do blog Tá na Área

 

Adicionar comentário

É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.


Código de segurança
Atualizar

Soluções em Informática!