João Pessoa está entre os dez destinos de viagens mais procurados pelos brasileiros em 2019 » Bandidos explodem mais um carro-forte na Paraíba » Bolsonaro diz que vai trabalhar pela modernização do Mercosul » Mourão defende reforma política após a conclusão da Previdência » Quadro de saúde de Lucélio Cartaxo evolui, mas chefe de gabinete da PMJP, permanece na UTI da Unimed » Com descontos especiais, Caixa abre negociação de dívidas com consumidores » Telefonia, bancos, luz e água: confira o top 10 de empresas mais reclamadas em JP »


Rússia exige explicações após prisão de russo pelo FBI

A Rússia exigiu explicações dos Estados Unidos neste sábado (5) sobre a prisão de um cidadão russo pelo FBI em dezembro, pouco após um americano acusado de espionagem ser detido em Moscou.

Segundo o Ministério russo de Relações Exteriores, Dmitri Makarenko, nascido em 1979, foi preso ao chegar ao aeroporto de Saipan, nas ilhas Marianas do Norte, território livre associado americano, no mar das Filipinas.

"A Embaixada russa em Washington se inteirou do que ocorreu não através da polícia americana, mas de seus familiares", informou a pasta em nota, acusando os Estados Unidos de violarem o direito consular.

A Rússia não teve acesso consular, que deveria ter sido concedido a Makarenko no mais tardar em 2 de janeiro. Ele foi transferido das ilhas Marianas do Norte para a Flórida, de acordo com a mesma fonte.

Resultado de imagem para Rússia exige explicações após prisão de russo pelo FBI

"Pedimos a Washington que esclareça os motivos da prisão deste cidadão russo e que respeite plenamente seus direitos", acrescentou a pasta.

Segundo documentos da Justiça americana, Makarenko foi acusado na Flórida de tentar exportar equipamentos de defesa, como óculos de visão noturna, sem autorização.

As autoridades russas destacam que a prisão Makarenko ocorreu em 29 de dezembro, um dia após a detenção, em Moscou, do cidadão americano e britânico Paul Whelan.

Segundo os serviços de segurança russos (FSB), ele foi preso "enquanto cometia atos de espionagem". De acordo com sua família, ele estava na vidade para o casamento de um amigo.

 

Adicionar comentário

É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.


Código de segurança
Atualizar

Soluções em Informática!