ECONOMISTAS CHICO NUNES & MÁRCIA PAIXÃO SÃO EMPOSSADOS COMO PRESIDENTE E VICE DO CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA DA PARAÍBA (CORECON-PB)
por Evandro da Nóbrega,
Em reunião plenária do Conselho Regional de Economia da Paraíba, excepcionalmente sob a presidência do conselheiro e economista João Bosco Ferraz (que já dirigiu o órgão), tomaram posse, neste dia 7 de janeiro, os economistas Francisco Nunes de Almeida, mais conhecido por Dr. Chico Nunes, e a economista e docente universitária Márcia Cristina Silva Paixão, mais frequentemente chamada de Profa. Márcia Paixão, respectivamente como novo Presidente e nova Vice-Presidente do citado CORECON-PB.
Esteve presente, ainda, à solenidade de posse o economista Celso Pinto Mangueira, que, até ontem, exercia a Presidência do CORECON-PB, sendo agora sucedido no cargo pelo Dr. Chico Nunes. Nos próximos dias, o Dr. Mangueira vai nos fornecer uma lista das realizações de sua mui profícua gestão à frente do Conselho Regional que congrega os economistas paraibanos. E o Dr. Chico Nunes, com muita probabilidade, vai nos apresentar um plano razoavelmente detalhado sobre o que pretende realizar como novo dirigente do Conselho Regional de Economia da Paraíba.
CEM ANOS DE CELSO FURTADO
Um dos pontos altos da gestão do economista Celso Mangueira como Presidente do CORECON-PB foi, sem dúvida alguma, a concretização das solenidades comemorativas do centenário de nascimento do maior economista paraibano de todos os tempos, o historiador da Economia Celso Monteiro Furtado, mais conhecido no Brasil e no Exterior como Celso Furtado.
O Dr. Mangueira é ainda diretor de Relações Públicas do FCF-PB (Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba), hoje presidido pelo ex-reitor da UFPB Rômulo Soares Polari, igualmente economista e professor da UFPB.
ALGO SOBRE CHICO NUNES
Já o economista Chico Nunes, que agora assume a Presidência do CORECON-PB, foi um dos sócios-fundadores e o primeiro Presidente do citado Fórum Celso Furtado, entidade que dirigiu por quase dois anos, passando o cargo ao final de seu período ao professor Rômulo Polari.
A escolha do Dr. Chico Nunes para dirigir o CORECON-PB, aliás, foi feita por aclamação, já que se sabia há vários meses que seu nome era o preferido pelo consenso dos economistas paraibanos. Nunes tem vasta experiência no campo da Economia, inclusive por haver presidido importantes órgãos, como o SEBRAE-PB e outras importantes agências fomentadoras do desenvolvimento sócio-econômico do Estado e, por que não dizer, do Nordeste.
MÁRCIA PAIXÃO & CELSO MANGUEIRA
O mesmo se pode dizer da economista e professora Márcia Paixão, que atuará agora mais intensamente como Vice-Presidente do CORECON-PB, o que ela já vinha fazendo de maneira informal. A Dra. Márcia continuará, porém, atuando ativamente como docente e pesquisadora do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB.
No grupo dos sócios-fundadores do Fórum Celso Furtado no WhatsApp, quem fez o anúncio da escolha por aclamação e posse do Dr. Chico Nunes e da Profa. Márcia Paixão foi o próprio até então Presidente do CORECON-PB, o Dr. Celso Mangueira.
VICE-PRESIDENTE POR VEZ SEGUNDA
Na prática, este será o SEGUNDO mandato da Professora Márcia Paixão como Vice-Presidente do CORECON-PB. Isto porque, durante praticamente toda a segunda metade da Presidência exercida pelo economista Celso Pinto Mangueira, a Dra. Márcia atuou como Vice, nessa gestão, notadamente no ano de 2000.
Ela, inclusive, trabalhou bastante, também nos bastidores, para concretizar as solenidades comemorativas do centenário de nascimento do economista Celso Furtado. Tais comemorações, como amplamente divulgado pela mídia em geral, viram-se idealizadas pelo presidente Celso Mangueira e toda a sua equipe de auxiliares, além, é claro, de todo o pessoal do Fórum de Desenvolvimento paraibano que leva o nome do historiador econômico nascido em Pombal (PB), mas de fama internacional.
NO NÚCLEO MULTIDISCIPLINAR
Além de atuar como Vice-Presidente do CORECON-PB, já no ano de 2000, bem antes, portanto, de ser eleita por aclamação para assumir de fato e de direito essas funções, a Dra. Márcia Paixão também funcionou como professora componente do Núcleo Multidisciplinar Celso Furtado do CCSA/UFPB (Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba).
Esse Núcleo Multidisciplinar Celso Furtado foi criado em fins do ano de 2019, pela própria Dra. Márcia Paixão, juntamente com outros colegas docentes do CCSA e tendo o CORECON-PB como parceiro. Acrescentadamente, a Dra. Márcia trabalhou com o então Presidente Celso Pinto Mangueira na organização de um livro, igualmente comemorativo, ainda a propósito do transcurso do centenário de nascimento de Celso Furtado. Esta obra será publicada ainda no corrente ano.
DO ECONOMISTA LOURINALDO
De imediato, iniciaram-se as manifestações de outros economistas sobre a troca de comando no principal cenáculo da Economia paraibana. Um dos primeiros a saudar os novos dirigentes foi o economista Lourinaldo Bezerra da Nóbrega, nos seguintes termos:
— Parabéns ao colega economista Chico Nunes. Que ele faça uma gestão profícua, na expectativa de mantermos ativo esse canal de intercâmbio entre o Fórum Celso Furtado e o Conselho Regional de Economia, canal esse tão bem construído pelo companheiro economista Celso Mangueira, que até agora vinha presidindo o CORECON-PB. Parabéns extensivos, claro, à nova Vice-Presidente do Conselho, a Dra. Márcia Paixão.
DO ESCRITOR TARCISO MARTINS
Por seu turno, o secretário do Fórum Celso Furtado, o Dr. Tarciso Martins de Oliveira, que é também escritor e poeta, assim se expressou sobre a eleição e posse dos Drs. Chico Nunes e Márcia Paixão:
— Parabéns aos novos dirigentes, nessa novel missão! Tenho certeza de que a decisão do colegiado de eleger o amigo Nunes e a amiga Márcia por aclamação foi por demais assertiva. O que ocorreu, aliás, foi uma substituição à altura da mui profícua gestão do ex-presidente Celso Mangueira, a quem também parabenizo pelo excelente cumprimento da jornada à frente do CORECON-PB. Sucesso, portanto, para todos os amigos ligados ao FCF-PB e ao Conselho Regional de Economia.
DO DR. PAULO FERNANDO
O Dr. Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho, professor do Departamento de Economia da UFPB e coordenador-geral do PLADES, além de coordenador do NETE (Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresas), também da UFPB, é ainda um dos sócios-fundadores do Fórum Celso Furtado e não deixou de cumprimentar os novos dirigentes do CORECON-PB:
— Parabéns aos novos líderes do CORECON-PB. Confiança em uma gestão determinada a fazer da profissão dos economistas paraibanos um exemplo de “objetividade”, no sentido definido pelo mestre Celso Furtado, em sua famosa fala aos formandos de Economia. Sucesso!
DE EDUARDO HENRIQUES
Outro sócio-fundador do Fórum Celso Furtado, o Dr. Eduardo Henriques, do segmento bancário e financeiro da Paraíba, assim se expressou, pelo WhatsApp, no grupo de que participa com outros integrantes do FCF-PB:
— O CORECON-PB está de parabéns pela eleição do Dr. Chico Nunes e da Profa. Márcia Paixão como seus novos Presidente e Vice-Presidente! Trata-se de dois profissionais muito competentes e a eles desejamos todo o êxito na continuidade dos trabalhos atuais e na superação dos novos desafios que estão por vir! Felicidades na administração que se inicia!
por Evandro da Nóbrega,
escritor, jornalista, editor, membro do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano) e sócio-fundador do FCF-PB (Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraiba.