Por essa medida foi usada?
A bitola ferroviária padrão dos EUA (distância entre os trilhos) é de 4 pés e 8,5 polegadas. Esse é um número muito estranho.
Por que essa medida foi usada?
Bem, porque foi assim que os construíram na Inglaterra, e os engenheiros ingleses projetaram as primeiras ferrovias dos Estados Unidos.
Por que os ingleses os construíram assim? Porque as primeiras linhas ferroviárias foram construídas pelas mesmas pessoas que construíram os bondes dos vagões, e essa é a bitola que eles usaram.
Então, por que ‘eles’ usaram essa medida?
Porque as pessoas que construíram os bondes usaram os mesmos gabaritos e ferramentas que usaram para construir vagões, que usaram o mesmo espaçamento entre rodas.
Por que os vagões tinham aquele espaçamento estranho entre as rodas?
Bem, se eles tentassem usar qualquer outro espaçamento, as rodas do vagão quebrariam com mais frequência em algumas das antigas estradas de longa distância na Inglaterra. Veja, esse é o espaçamento dos sulcos das rodas.
Então, quem construiu aquelas velhas estradas esburacadas?
A Roma imperial construiu as primeiras estradas de longa distância na Europa (incluindo as da Inglaterra) para suas legiões. Essas estradas foram usadas desde então.
E quanto aos sulcos nas estradas?
As carruagens de guerra romanas formaram os sulcos iniciais, que todos os outros tiveram de igualar ou correriam o risco de destruir as rodas de suas composições. Uma vez que as carruagens foram feitas para a Roma Imperial, todas eram semelhantes na questão do espaçamento entre as rodas. Portanto, a bitola ferroviária padrão dos Estados Unidos de 4 pés e 8,5 polegadas é derivada das especificações originais de uma carruagem de guerra imperial romana.
A burocracia vive para sempre!
Então, da próxima vez que você receber uma especificação / procedimento / processo e se perguntar “Que imbecil (horse’s ass é a expressão em inglês) surgiu com isso?”, Você pode estar exatamente certo. As bigas do exército imperial romano foram feitas com largura suficiente apenas para acomodar as extremidades traseiras de dois cavalos de guerra (Two horse’s asses).
Agora, a reviravolta na história:
Quando você vê um ônibus espacial em sua plataforma de lançamento, há dois grandes foguetes de reforço presos às laterais do tanque de combustível principal. Estes são impulsionadores de foguetes sólidos, ou SRBs (solid rocket boosters). Os SRBS são fabricados pela Thiokol em sua fábrica em Utah. Os engenheiros que projetaram o SRBS teriam preferido torná-los um pouco mais gordos, mas o SRBS teve de ser despachado de trem da fábrica até o local de lançamento. A linha férrea da fábrica passa por um túnel nas montanhas, e o SRBS teve que passar por esse túnel. O túnel é um pouco mais largo que o trilho da ferrovia, e a ferrovia, como você sabe, tem quase a largura de um traseiro de dois cavalos. Portanto, uma das principais características do projeto do Ônibus Espacial, que é indiscutivelmente o sistema, foi determinado há mais de dois mil anos pela largura de uma bunda de cavalo.
E você pensou que ser uma bunda de cavalo não era importante?
As bundas de cavalos antigos controlam quase tudo …
Autor desconhecido