Servidores municipais de Cabedelo concluem curso de Libras

Trinta e sete funcionários públicos receberam certificados após 2 meses de curso básico de Língua Brasileira de Sinais
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPcD), concluiu as atividades do primeiro módulo da primeira turma do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), voltado para os servidores municipais de diversas pastas com foco no atendimento ao público.
O curso básico de Libras teve início no mês de novembro de 2023 e foi ministrado pelo professor Paulo Aquiles Cavalcante – que também é deficiente auditivo – com 20 horas/aula de duração. De 50 participantes inscritos, 37 concluíram o curso com êxito. A maioria deles já está inscritos para o segundo módulo, que terá início nos próximos meses.
Os principais objetivos da iniciativa são a promoção do conhecimento da Libras, de modo a facilitar o convívio dos servidores da instituição com as pessoas com deficiência auditiva; e a inclusão e integração no meio social de todo público que tem interesse de aprendizagem da Libras, especialmente o funcionalismo que estará apto abrangendo o atendimento em excelência para as pessoas com deficiência.
“Só temos gratidão com a conclusão deste primeiro curso básico. Daqui pra frente vamos aperfeiçoar o curso e buscar abranger ainda mais servidores. A procura foi grande e só demonstra a preocupação da atual gestão municipal e, principalmente, dos seus funcionários municipais, que vieram de diversas pastas e estão mesmo dispostos a atenderem o público, fazendo a diferença e abraçando esta causa. As pessoas surdas estão presentes em todos os lugares e também devem ser respeitadas como cidadãos. Por isso, o nosso maior objetivo é o respeito! Inclusão é pra todos”, afirmou a secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Geusa Ribeiro.
As inscrições para o segundo módulo já iniciaram e a intenção é que os participantes do curso possam atingir um nível de conhecimento que os deixem aptos para o atendimento ao público, bem como, para se comunicarem por Libras em outros ambientes que existir a necessidade.
“Essa turma foi ótima porque foram muito esforçados. A nossa proposta é que todos sigam praticando e tirando dúvidas, inclusive, no grupo que foi formado durante as aulas”, afirmou o professor Paulo Aquiles.
Os próximos módulos do curso avançarão ainda mais nas etapas da Libras e terá um conteúdo mais técnico e abrangente. Satisfeitos, os participantes saíram com os diplomas nas mãos e muita empolgação.
“Foi um curso interessante, uma nova oportunidade… Nós trabalhamos com eventos e é onde temos que estar atentos e prontos para atender qualquer pessoa. E, importante ressaltar, que num universo de pessoas sempre possam estar aquelas que se comunicam apenas por Libras e numa situação de emergência estaremos qualificados” afirmou o bombeiro civil Lucas Abreu, da Secretaria da Defesa Civil de Cabedelo.