Cícero se filia ao MDB com forte apoio político, presença de multidão de apoiadores e demonstração de força rumo a 2026

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena, oficializou nesta segunda-feira (17) sua filiação ao MDB, em um ato que reuniu o presidente nacional da legenda, o deputado federal Baleia Rossi; o presidente estadual, o senador Veneziano Vital do Rêgo; lideranças de todo o estado, como os deputados federais Wellington Roberto e Mersinho Lucena, além de prefeitos, deputados estaduais, vereadores e uma multidão de apoiadores de diversas regiões da Paraíba.
A filiação representa mais do que um retorno partidário: simboliza a consolidação da força política e da articulação de Cícero rumo ao Palácio da Redenção em 2026. O gestor volta ao partido onde escreveu capítulos decisivos de sua trajetória — foi ministro da Integração Nacional, governador da Paraíba, eleito e reeleito pelo PMDB na primeira passagem pela Prefeitura de João Pessoa.

Em seu discurso, Cícero agradeceu a oportunidade de retornar a legenda, fez menção a figuras históricas do partido, como o ex-senador Humberto Lucena e os ex-governadores Antônio Mariz e Ronaldo Cunha Lima. “Foram pessoas com quem aprendi a fazer política”, destacou. Na sequência, citou os avanços da gestão em João Pessoa como referência de modelo administrativo — tecnologia aplicada à educação, mobilidade urbana e saúde; melhoria da infraestrutura; enfrentamento de gargalos históricos; e o compromisso de tornar a cidade 100% pavimentada e totalmente iluminada em LED. Cícero afirmou que pretende levar esse conjunto de soluções para toda a Paraíba em um eventual mandato como governador.
“É com grande satisfação que recebo a oportunidade de retornar ao partido que me iniciou na vida política. Agradeço a presença e o apoio dos mestres que me guiaram, e que me permitiram compreender a essência da atuação pública, seus objetivos e as práticas necessárias. Retorno com alegria, motivado não apenas pela história compartilhada, mas, sobretudo, pela renovação deste compromisso. Destaco o novo momento do MDB, sob a liderança do senador Veneziano Vital do Rêgo, na Paraíba, que me ofereceu apoio e segurança, ao lado dos demais companheiros. Acredito que juntos podemos concretizar um projeto de Estado mais justo, humano, solidário e inclusivo”, afirmou Cícero Lucena.
O senador Veneziano Vital do Rêgo agradeceu ao presidente Baleia Rossi pela confiança em conduzir o retorno de Cícero ao MDB e
classificou o prefeito como “um homem público honrado e vitorioso”. Para Veneziano, a chegada de Cícero será a mola propulsora para o fortalecimento permanente do partido, mirando as eleições do próximo ano.
“Um retorno aguardado por todos nós, um retorno que evoca um coração vibrante, um retorno que traz a responsabilidade de um homem público com um histórico vitorioso, seja como governador, vice-governador, senador da República ou, por quatro vezes, prefeito de nossa querida Capital. Essa trajetória é incomum, não apenas no Nordeste, mas em todo o País. Poucos cidadãos têm a oportunidade de testemunhar alguém à frente de uma capital por quatro mandatos”, celebrou o senador.
O deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, destacou a trajetória de Cícero Lucena, iniciada no próprio partido, e afirmou que o retorno do prefeito tem um novo significado. “Vemos aqui lideranças de peso que endossam essa filiação. João Pessoa é hoje uma das capitais mais relevantes do País, contando com importantes quadros do MDB”, afirmou, desejando boas-vindas e projetando a eleição de Cícero para governador da Paraíba em 2026.

Gestos que sinalizam força política
Durante a solenidade, Cícero recebeu saudações consideradas estratégicas. O deputado federal Romero Rodrigues enviou um vídeo destacando a “decisão acertada” do prefeito ao ingressar no MDB para disputar as eleições estaduais. Já Ronaldo Cunha Lima Filho, primogênito do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, também esteve presente com sua mensagem de apoio no evento.
Os dois gestos sinalizam a abertura de um diálogo e a possibilidade de apoio de um dos grupos mais tradicionais e influentes da história política da Paraíba, reforçando ainda mais o peso da filiação. O prefeito Cícero Lucena, inclusive, comentou o gesto. “Estamos trabalhando para concretizar essa aliança. Convocamos cada cidadão paraibano a nos apoiar. Reconhecemos a importância de cada voto e nos dedicaremos a conquistar o apoio de todos, independentemente de sua experiência política, para que este projeto seja para a Paraíba, e não apenas para Cícero Lucena”, enfatizou.
Também se pronunciaram durante o ato: Milena Karen – prefeita de Monte Horebe; deputado estadual e vice-presidente do MDB-PB, Anderson Monteiro; deputado Hervázio Bezerra; Leo Bezerra – vice-prefeito de João Pessoa; deputado federal Mersinho Lucena; vereador Dinho Dowsley – presidente da Câmara Municipal de João Pessoa; deputado federal Wellington Roberto.
Trajetória no MDB – Vice-governador da Paraíba (1991–1994);
• Governador da Paraíba (Assumiu em 1994, após o afastamento do titular, permanecendo no cargo até o final do mandato em 1995);
• Em 1995, chefiou a Secretaria Especial de Políticas Regionais (cargo com status de ministro de Estado);
• Prefeito de João Pessoa (foi eleito para dois mandatos consecutivos: 1997–2000 e 2001-2004, porém, deixou a legenda ainda em 2001).




