Toque de recolher, adiamento das aulas presenciais e fechamento da orla estão entre medidas restritivas do novo decreto para conter avanço da covid-19
O novo decreto conjunto do Governo do Estado com a Prefeitura de João Pessoa, a ser emitido nesta terça-feira (23), trará medidas ainda mais restritivas para conter o avanço da covid-19. O “fechamento” da orla marítima e o toque de recolher estão entre elas.
O novo decreto, com medidas mais rígidas, foi definido durante reunião entre o governador e o prefeito da Capital na manhã desta segunda-feira (22).
Após a reunião os gestores realizaram uma coletiva de imprensa onde informaram que um novo decreto será publicado nesta terça-feira (23) para detalhar as novas medidas que deverão ser adotadas nos próximos 15 dias para evitar o aumento de casos de covid-19 e consequente colapso no sistema de saúde.
Embora o decreto só seja publicado amanhã, algumas das medidas que devem ser adotadas já foram adiantados pelos gestores, a exemplo do adiamento do retorno das aulas presenciais, o fechamento da orla e o toque de recolher em João Pessoa.
As medidas devem valer pelos próximos 15 dias quando as equipes novamente irão analisar os números de casos e de internações para decidir se as medidas irão ser liberadas ou aumentadas em todo o estado.
De acordo com o governador João Azevêdo, tanto o governo quanto a prefeitura possuem diversos pontos de convergência com relação as medidas que devem ser cumpridas e que as demais prefeituras também devem se conscientizar e seguir À risca o que será determinado através do novo decreto.
“Nós temos um plano que recomenda aos municípios que os prefeitos adotem medidas de acordo com as bandeiras, mas outra questão é quando se publica um decreto como nós vamos fazer, aonde há uma obrigatoriedade daquilo que está no decreto seja cumprido. Vamos usar nossas forças de segurança e órgãos de fiscalização para se fazer cumprir aquilo que está no decreto, mas peço a compreensão dos gestores para que se convençam da necessidade de adoção dessas medidas. Porque o nosso único objetivo é salvar vidas” disse.
Por sua vez, o prefeito Cícero Lucena destacou que a PMJP e o governo estão tomando todas as medidas necessárias para que aqueles que porventura se contaminem com a covid-19 tenham o melhor atendimento possível na rede pública de saúde.
“A Prefeitura junto do governo está tomando todas as medidas necessárias mas é importante que a população tome consciência do seu papel. Esse decreto será de 15 dias para que a gente tenha um reflexo positivo. Estamos tomando todas as providências que nos cabe. A gente sabe da nossa responsabilidade. Até o final de semana estaremos dobrando a capacidade da unidades de saúde no que diz respeito a leitos de UTI. A prefeitura também providenciou a contratação de 5 usinas de produção de oxigênio para evitar a falta por conta da demanda” revelou o gestor.
Com PBAgora