Maduro diz estar pronto para 'arrebentar os dentes' de Brasil e Colômbia » Enem libera notas nesta sexta-feira » Minas tem terceira morte por suspeita de contaminação de cerveja » Bolsonaro vê situação difícil e faz reuniões para discutir futuro de chefe da Secom » Avião ucraniano que caiu no Irã levava passageiros de sete nacionalidades » Ataque no Iraque foi 'tapa na cara' dos EUA, diz líder supremo do Irã » Por conta da nova Lei de Abuso de Autoridade, Polícia Civil não irá mais divulgar imagens de presos »


Pular café da manhã engorda, diz especialista

A refeição é considerada por muitos nutricionistas como umas das mais importantes para a saúde e bem-estar de quem tem uma vida agitada.

Resultado de imagem para cafe da manhã

Quem costuma pular o café da manhã, deve mudar de hábito se quiser evitar a obesidade. É o que revela uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) com financiamento da Fapesp que mostrou que adolescentes que não tomam café da manhã têm mais chances de desenvolver obesidade.

O estudo analisou comportamentos de jovens no Brasil e na Europa, como duração de sono e pular refeições, e revelou que pular o café da manhã é o comportamento que mais gerou alteração nos indicadores de perda e ganho de peso, como o IMC (Índice Massa Corporal) e a circunferência abdominal, mesmo com uma rotina de sono saudável.

Segundo a nutricionista Karla Mendonça, especialista em emagrecimento, o café da manhã é uma das refeições mais importantes para quem deseja ter saúde e bem-estar. "Essa é a refeição primordial, pois estamos de jejum e é importante que se consuma, proteína, carboidratos e fibras. O café da manhã é a refeição principal que deve toda a atenção de quem quer ter rendimento e produtividade. Além disso, ao fazer a refeição de forma adequada, a pessoa evita até mesmo de não só engordar, mas também de desenvolver doenças como gastrite, obesidade e outras patologias", explicou.

Pular o café gerou um aumento médio de 1,2 kg no IMC das meninas e 1,7 kg, em meninos do grupo que tem uma rotina de sono saudável –dormir 8h ou mais. A circunferência abdominal também mostrou aumento de 2 cm em meninas e 3,2 cm, em meninos.

Segundo a pesquisadora da USP e  coordenadora do estudo Elsie Forkert, isso ocorre porque “ao pular o café da manhã, o adolescente deixa de ter uma alimentação saudável, com laticínios, frutas e cereais, e faz mais escolhas menos nutritivas nas cantinas e lanchonetes das escolas”.  A pesquisadora ainda afirma que os adolescentes pulam o café em pelo menos 20% dos dias e avisa: “Esse hábito é maior entre as meninas, devido à ideia de que não comer leva ao emagrecimento”.

 

ClickPB

 

Adicionar comentário

É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.


Código de segurança
Atualizar

Soluções em Informática!